Aviação
TAP sem tripulantes para prestar serviço de bordo
Hermínia Saraiva
DIÁRIO ECONÓMICO 11-08-2010
A TAP está desde ontem a servir as refeições à entrada dos voos de médio curso. Uma medida temporária para colmatar a falta de pessoal.
O voo TP 1621, com destino ao Funchal, esteve quase para não sair da Portela por serem poucos os passageiros que escolheram viajar naquela sexta-feira de manhã do início de Julho. Quando finalmente embarcou, Tiago Sousa percebeu que esta era uma viagem que estava destinada a não correr normalmente: "Informaram-nos que, por estarem com menos um tripulante, não seria servida refeição." O caso de Tiago Sousa não é único. No último mês e meio multiplicam-se os casos de aviões da TAP, em viagens de médio curso, em que não é prestado serviço aos passageiros, tudo por falta de tripulantes.
"Tem havido casos pontuais de voos sem serviço aos passageiros", reconhece fonte oficial da companhia aérea sem, no entanto, quantificar as ligações ou os passageiros afectados por esta situação. "Sem a tripulação completa não estão reunidas condições para fazer a vigilância e simultaneamente o serviço aos passageiros", explica Cristina Vigon, presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).
Com a segurança em primeiro lugar, o serviço a passageiros, que inclui refeições e vendas a bordo, passa para segundo plano. Uma situação que levou a TAP a servir, desde ontem, as refeições à entrada do avião.
Aos passageiros afectados está a ser entregue uma sandes, uma peça de fruta e uma garrafa de água. Tudo acompanhado por uma nota da TAP em que se explica que o "voo vai ser operado com a tripulação de cabina com um elemento a menos, situação motivada por razões operacionais que não foi possível resolver em tempo útil".
Até ontem, e considerando que a TAP só sabe com uma hora de antecedência o número de tripulantes disponíveis, e de forma a não atrasar os voos, o ‘catering' estava a ser levado para bordo. "O ‘catering' segue sempre porque, mesmo com alguma limitação, o chefe de cabina pode considerar que há condições para efectuar o serviço de bordo", explica fonte da TAP, que não quantifica as perdas, mas diz que os bens perecíveis não foram reaproveitados.
"A TAP tem um quadro para situações normais, e situações normais são dois ou três meses de muito tráfego, em que as taxas de ocupação são bastante maiores, mas isto é uma actividade com bastante imponderabilidade", diz fonte oficial da companhia aérea para justificar a falta pontual de tripulantes de cabina.
Ao facto de Julho e Agosto serem meses de maior procura, e também de férias do pessoal, junta-se o reforço de ligações para destinos como Moscovo e São Paulo ou a criação de novas rotas como Marraquexe ou Argel, e a falta de pessoal. Segundo fonte contactada pelo Diário Económico, a TAP deveria ter procedido em Abril à formação de novos chefes de cabina, precisamente para colmatar esta situação, mas só agora avançou com a formação de 14 tripulantes que não podem, por isso, ser incluídos na operação.
Nos casos em que o serviço não é prestado, e se os passageiros quiserem reclamar, devem saber exactamente o que foi contratado, recorda Paulo Moura Marques. "Pelo facto de existir um contrato de transporte, não se pode pressupor que há imediatamente o direito a uma refeição", diz o advogado da PLMJ especialista em direito aéreo, sublinhando que a diferentes tarifas correspondem diferentes níveis de serviço.
Além disso, será necessário confirmar se as regras da companhia não prevêem que em situações excepcionais, como no caso de não haver tripulação suficiente, as refeições podem não ser servidas. E, uma vez confirmado quais os serviços incluídos no bilhete, o passageiro "só pode reclamar uma indemnização se demonstrar que no contrato que estabeleceu essa cláusula é essencial, ou seja, que se esse serviço de refeição não estivesse incluído no contrato não teria comprado o bilhete".
Hermínia Saraiva
DIÁRIO ECONÓMICO 11-08-2010
A TAP está desde ontem a servir as refeições à entrada dos voos de médio curso. Uma medida temporária para colmatar a falta de pessoal.
O voo TP 1621, com destino ao Funchal, esteve quase para não sair da Portela por serem poucos os passageiros que escolheram viajar naquela sexta-feira de manhã do início de Julho. Quando finalmente embarcou, Tiago Sousa percebeu que esta era uma viagem que estava destinada a não correr normalmente: "Informaram-nos que, por estarem com menos um tripulante, não seria servida refeição." O caso de Tiago Sousa não é único. No último mês e meio multiplicam-se os casos de aviões da TAP, em viagens de médio curso, em que não é prestado serviço aos passageiros, tudo por falta de tripulantes.
"Tem havido casos pontuais de voos sem serviço aos passageiros", reconhece fonte oficial da companhia aérea sem, no entanto, quantificar as ligações ou os passageiros afectados por esta situação. "Sem a tripulação completa não estão reunidas condições para fazer a vigilância e simultaneamente o serviço aos passageiros", explica Cristina Vigon, presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).
Com a segurança em primeiro lugar, o serviço a passageiros, que inclui refeições e vendas a bordo, passa para segundo plano. Uma situação que levou a TAP a servir, desde ontem, as refeições à entrada do avião.
Aos passageiros afectados está a ser entregue uma sandes, uma peça de fruta e uma garrafa de água. Tudo acompanhado por uma nota da TAP em que se explica que o "voo vai ser operado com a tripulação de cabina com um elemento a menos, situação motivada por razões operacionais que não foi possível resolver em tempo útil".
Até ontem, e considerando que a TAP só sabe com uma hora de antecedência o número de tripulantes disponíveis, e de forma a não atrasar os voos, o ‘catering' estava a ser levado para bordo. "O ‘catering' segue sempre porque, mesmo com alguma limitação, o chefe de cabina pode considerar que há condições para efectuar o serviço de bordo", explica fonte da TAP, que não quantifica as perdas, mas diz que os bens perecíveis não foram reaproveitados.
"A TAP tem um quadro para situações normais, e situações normais são dois ou três meses de muito tráfego, em que as taxas de ocupação são bastante maiores, mas isto é uma actividade com bastante imponderabilidade", diz fonte oficial da companhia aérea para justificar a falta pontual de tripulantes de cabina.
Ao facto de Julho e Agosto serem meses de maior procura, e também de férias do pessoal, junta-se o reforço de ligações para destinos como Moscovo e São Paulo ou a criação de novas rotas como Marraquexe ou Argel, e a falta de pessoal. Segundo fonte contactada pelo Diário Económico, a TAP deveria ter procedido em Abril à formação de novos chefes de cabina, precisamente para colmatar esta situação, mas só agora avançou com a formação de 14 tripulantes que não podem, por isso, ser incluídos na operação.
Nos casos em que o serviço não é prestado, e se os passageiros quiserem reclamar, devem saber exactamente o que foi contratado, recorda Paulo Moura Marques. "Pelo facto de existir um contrato de transporte, não se pode pressupor que há imediatamente o direito a uma refeição", diz o advogado da PLMJ especialista em direito aéreo, sublinhando que a diferentes tarifas correspondem diferentes níveis de serviço.
Além disso, será necessário confirmar se as regras da companhia não prevêem que em situações excepcionais, como no caso de não haver tripulação suficiente, as refeições podem não ser servidas. E, uma vez confirmado quais os serviços incluídos no bilhete, o passageiro "só pode reclamar uma indemnização se demonstrar que no contrato que estabeleceu essa cláusula é essencial, ou seja, que se esse serviço de refeição não estivesse incluído no contrato não teria comprado o bilhete".