Monday 15 November 2010

HOTEL CONSTRUÍDO EM SEIS DIAS



Chineses erguem prédio de 15 andares em tempo recorde

Os moradores de Changsha (China) que nos últimos dias não passaram pelo centro da cidade arriscam-se a ter uma grande surpresa: em seis dias, nasceu ali um novo hotel, de 15 andares.

E não é uma estrutura de contraplacado que vem abaixo ao menor sopro. Trata-se de um edifício moderno, com isolamento térmico e acústico e capacidade para resistir a sismos. Segredo? Os componentes foram pré-fabricados e depois montados no local.


TGV: ESPANHA VAI TER A MAIOR REDE DA EUROPA

Governo espanhol vê na expansão da rede de alta velocidade uma «arma contra a crise»

Espanha, com mais de 2 mil quilómetros de linhas, deverá tornar-se em Dezembro campeã da Europa em termos de extensão de rede de alta velocidade, um investimento que gera empregos, mas caro para uma economia em crise.

Com a entrada em serviço, a 18 de Dezembro, de um eixo de 438 quilómetros entre Madrid e Valença, a rede de alta velocidade espanhola ultrapassará os 2 mil quilómetros, ultrapassando os 1.900 quilómetros que cruzam a França ou os 1.300 quilómetros alemães, segundo a AFP.

Apesar de estar em crise desde 2008, Espanha passará a ocupar o terceiro lugar do pódio da alta velocidade, depois da China (mais de 3.500 quilómetros em serviço) e do Japão (com cerca de 2.500 quilómetros).

O Governo socialista, que tornou uma prioridade o investimento em infra-estruturas, vê na expansão da rede de alta velocidade uma «arma contra a crise», afirmou na semana passada o ministro dos Transportes espanhol, José Blanco.

Depois de Madrid e Sevilha, em 1992, Madrid-Valladolid, em 2007, e Madrid-Barcelona, em 2008, Espanha vai investir mais de seis mil milhões de euros na construção da linha de alta velocidade, que ligará a capital a Valença, a terceira cidade espanhola, em cerca de 90 minutos em vez das actuais quatro horas.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/geral/tgv-espanha-alta-velocidade-agencia-financeira/1202341-5238.html

TGV: PRAZO PARA FINANCIAMENTO ALARGADO ATÉ 2015

Comissão Europeia considera ligação de alta velocidade Porto-Vigo e a terceira travessia do Tejo projectos «credíveis», mas devem atrasar um a dois anos

A Comissão Europeia decidiu esta quarta-feira alargar o prazo para a conclusão dos projectos pan-europeus de alta velocidade que estão a enfrentar dificuldades devido à crise, entre os quais a terceira travessia do Tejo e a ligação de TGV Porto-Vigo. Estes dois projectos têm agora mais dois anos, até 2015, para mostrarem que são viáveis e, assim, garantir o financiamento de Bruxelas.

O anúncio foi feito por ocasião da publicação da primeira avaliação intercalar de 92 projectos prioritários de infra-estruturas das redes transeuropeias de transportes, que revelou que mais de metade deverão ficar concluídos na data prevista, mas outros estão muito atrasados.

Entre os projectos atrasados, Bruxelas decidiu fazer uma distinção entre aqueles que deixaram de ser «credíveis», retirando-lhes os fundos da UE - o que sucedeu a somente 5 projectos -, e os que continuam a ser, sendo-lhes concedidos, regra geral, mais dois anos para mostrarem que são viáveis.

A terceira travessia do Tejo e a secção transfronteiriça «Ponte de Lima-Vigo» do TGV «Porto-Vigo» estão precisamente entre os projectos considerados «credíveis», mas que estão a sofrer atrasos.

Em relação à terceira ponte sobre o Tejo, com conclusão prevista para final de 2013, a Bruxelas conclui que a implementação do projecto ainda não teve início, pelo que é mais realista apontar a sua conclusão para final de 2014.

No entanto, a Comissão indicou que tal só será praticável se o contrato de concessão for assinado até fim de Junho de 2011.

Quanto à ligação de Ponte de Lima até à fronteira com Espanha, o estudo aponta que a implementação do projecto, que deveria ser concluído em 2013, está «significativamente atrasada».

Bruxelas considera ser possível a sua conclusão até 2015, mas também neste caso se forem escrupulosamente dados alguns passos, tais como a emissão da licença ambiental até final deste ano.

Já quanto à secção transfronteiriça «Évora-Mérida» do TGV «Lisboa-Madrid», a Comissão acredita que os trabalhos deverão ficar concluídos, como previsto, até Dezembro de 2013, apesar da conjuntura financeira difícil.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/geral/tgv-alta-velocidade-tejo-terceira-travessia-obras-publicas-agencia-financeira/1203249-5238.html

TGV: PARAGEM CUSTARIA 890 MILHÕES

TGV: paragem do projecto poderia custar até 890 milhões

Crise financeira está a «obrigar» o Governo a adiar o projecto da alta velocidade, mas isso implica fazer muitas contas

Caso o Estado decidisse parar por completo o projecto do TGV, segundo as contas feitas pelo jornal «Público», pagaria uma factura da ordem dos 890 milhões de euros.

Assim, estes 890 milhões diriam respeito aos fundos comunitários perdidos, indemnizações ao consórcio, perdas de receitas de IVA, litigância em tribunal, custos de imagem para Portugal, pelo rompimento de um acordo internacional, paragem do projecto Sines-Badajoz, lembra o jornal.

A verdade é que a crise financeira está a convencer o Governo a adiar o TGV. Mas se há poupanças a prazo nesta decisão, no imediato, também há custos. E parar a alta velocidade agora obrigaria a muitas contas.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/geral/portugal-agencia-financeira-tgv-alta-velocidade-governo-obras-publicas/1206608-5238.html