Wednesday 11 August 2010

BARCLAYS VAI DESPEDIR 500 TRABALHADORES EM TODO O MUNDO

Banca

O Barclays Capital planeia cortar cerca de 300 funcionários de 'back office' e poderá vir a eliminar mais 200 contratados depois de um abrandamento da sua atividade, de acordo com a agência de informação Bloomberg.

O grupo Barclays tem vindo a expandir a sua unidade de investimentos, o Barclays Capital, desde a compra em 2008 das operações do banco Lehman Brothers nos Estados Unidos.

Os custos deste departamento, liderado por Robert Diamond, subiu em um terço depois de o banco ter recrutado mais 1100 funcionários em 2010.

As receitas do Barclays Capital caíram 32 por cento no primeiro semestre.

"Alguma racionalização das funções administrativas é perfeitamente plausível", disse à agência financeira Bloomberg Ian Gordon, analista do Exane BNP Paribas.

Ao todo, o grupo Barclays emprega 25.500 pessoas em todo o mundo e espera durante este ano aumentar até 10 por cento o número de funcionários devido à sua expansão para a Ásia e reforço das unidades de consultoria na Europa.

Destak/Lusa destak@destak.pt

DESTAK 11-08-2010

VIOLÊNCIA NO MCDONALDS

MINISTRO ALEMÃO NÃO LEVA COMPANHEIRO EM VIAGENS OFICIAIS A PAÍSES HOMOFÓBICOS

Ministro não leva companheiro nas viagens a países homofóbicos

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Guido Westerwelle, disse hoje, quarta-feira, que não levará o companheiro, o gestor Michael Mronz, em viagens oficiais a países em que a homossexualidade seja proibida por lei.

"Queremos fomentar a ideia da tolerância no mundo, mas simultaneamente não pretendemos conseguir o efeito contrário, com um comportamento desadequado", disse o político liberal à revista "Bunte", lembrando que há 75 países em que a homossexualidade é um delito.

Apesar da ponderação demonstrada, Westerwelle sublinhou que considera também "importante viver de acordo" com os padrões de tolerância "e não adoptar os padrões menos tolerantes de outros".

O chefe da diplomacia alemã referiu ainda que há sete países onde a homossexualidade é punida com a pena de morte: Irão, Sudão, Iémen, Mauritânia, Somália, Nigéria e Arábia Saudita.

No entanto, garantiu que não se sente "restringido" na sua acção como ministro dos Negócios Estrangeiros devido à sua orientação sexual. "Isso revelou-se uma preocupação infundada", disse Westerwelle, sublinhando que se mantém fiel ao lema de que "tudo o que não prejudique outros é permitido".

JORNAL DE NOTÍCIAS 11-08-2010

ADVOGADOS DA MADEIRA QUEIXAM-SE DOS PAGAMENTOS ATRASADOS

Pagamentos das chamadas oficiosas continuam a atrasar

Quase todos os advogados têm razões de queixa

De um total de 27 mil advogados que existem em Portugal, cerca de nove mil estão inscritos no sistema informático que selecciona os defensores pagos pelo Estado para os cidadãos que necessitam de defesa.

A demora no pagamento do patrocínio judiciário é a queixa que mais se ouve por parte dos advogados que estão integrados naquele sistema de apoio judiciário. Na Madeira, o descontentamento por parte dos advogados não é excepção e nos corredores dos tribunais os desabafos em relação à demora no pagamento das chamadas oficiosas são muitos.

Há advogados na Região que há mais de cinco meses que não são pagos pelo Departamento Financeiro, do Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas da Justiça, sendo que o último pagamento foi relativo a processos que já foram resolvidos no ano passado.

O vice-presidente do Conselho Distrital da Ordem dos Advogados na Madeira, José Prada, adiantou, ontem, ao nosso jornal que é recorrente ouvir as queixas dos colegas, mas a Ordem pouco tem a ver com a situação. As queixas pelo atraso no pagamento do patrocínio judiciário são encaminhadas para o Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas da Justiça que gere todos esses pagamentos aos advogados.

Mesmo assim, José Prada confirma que «quase todos os colegas têm razões de queixa, muitos tentam recusar ou sair do sistema, mas o pedido tem de ser fundamentado». O representante dos advogados na Madeira começou por lembrar que a falta de pagamento do Estado para com os advogados «não é só de agora». E ainda critica: «o Estado é mau pagador, quando quer que as outras pessoas sejam boas pagadoras, em vez de ser a primeira pessoa a dar o exemplo - e nunca foi - em relação aos pagamentos aos defensores oficiosos».

Apesar da Ordem dos Advogados não controlar esses pagamentos, porque isso é da responsabilidade do Ministério da Justiça, José Prada reconhece que «há muitos pagamentos em atraso e quando o Estado paga é aos soluços e aos poucos, o que não deve ser, porque quem trabalha tem de receber», adiantou.

Mesmo com um sistema informático a nível nacional, em que o advogado insere os elementos do processo e este é automaticamente gerido pelo Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas da Justiça que efectua o pagamento, o sistema não funciona.

Mas esta é uma situação que tem o reverso da medalha, se os advogados estão descontentes pela demora no pagamento do Estado, «pode chegar um dia em que não haverá advogados nesse sistema, porque ninguém gosta de trabalhar à borla, fazer um trabalho “pro bono” de vez em quando tudo bem, mas sempre é impossível», exemplificou aquele advogado madeirense.

Este é um problema que acresce ao facto de hoje em dia ser cada vez mais difícil para uma pessoa sem recursos financeiros recorrer à Segurança Social, para ter acesso a um advogado. «É um processo muito limitativo que é quase preciso andar à esmola e estão a diminuir cada vez mais os direitos das pessoas, que têm menos possibilidades económicas, aos tribunais», lamentou José Prada. Além de haver pessoas que não têm possibilidades de contratar um advogado, o Estado ainda limita o acesso ao apoio judiciário e aumenta as taxas de justiça, o que faz com que muitas pessoas pensem duas vezes antes de procurar os tribunais.

JORNAL DA MADEIRA 11-08-2010

PS EXPULSA MAIS DE 100 MILTANTES

“Kafkiano” e “estalinista", PS expulsa mais de cem militantes

A caminho das férias, no Algarve, Narciso Miranda falou com o i no Hotel Altis, em Lisboa.Crítico em relação ao aparelho partidário do PS, que ameaçou expulsá-lo, diz que nunca entregará o cartão.

Narciso Miranda e outros cem militantes vão receber ordem de expulsão do Partido Socialista. O antigo autarca de Matosinhos garante não ter tido ainda conhecimento sobre esta questão, mas os motivos da expulsão são claros: mais de uma centena de militantes concorreram contra o partido nas últimas autárquicas, incluindo o antigo presidente da câmara de Matosinhos.

O militante socialista apelidou a decisão do partido de “kafkiana” e “estalinista”. Narciso Mirando considerou “injusta” a decisão tomada pela Comissão Nacional de Jurisdição do PS. Ao jornal Público afirma “nunca ter sido ouvido ou notificado” e garante que vai avançar para os tribunais civis caso venha a ser expulso do PS. Entre os cem militantes que serão expulsos, cerca de 80 pertencem ao concelho de Matosinhos.

À frente do movimento Matosinhos Sempre, o antigo autarca concorreu contra o candidato do partido, tendo perdido as eleições contra o socialista Guilherme Pinto, tendo, por isso, passado à oposição na Câmara.

Confrontado, na altura, com a possibilidade de vir a ser sancionado pelo seu partido, Narciso Miranda insurgiu-se contra a ideia e falou em “purgas” e “ajuste de contas”, tendo então lembrado o caso de Manuel Alegre, que concorreu contra Mário Soares nas presidenciais.

A expulsão de militantes socialistas não é algo novo. Recorde-se, Fátima Felgueiras. Alguns militantes do partido apoiaram a candidatura de Fátima Felgueiras ao município de Felgueiras e também no caso de uma candidatura independente em Vila Nova de Famalicão.

por Cláudia Garcia,
Publicado em 11 de Agosto de 2010 I ONLINE

TAP SEM SERVIÇO DE REFEIÇÕES A BORDO

Aviação
TAP sem tripulantes para prestar serviço de bordo

Hermínia Saraiva
DIÁRIO ECONÓMICO 11-08-2010


A TAP está desde ontem a servir as refeições à entrada dos voos de médio curso. Uma medida temporária para colmatar a falta de pessoal.

O voo TP 1621, com destino ao Funchal, esteve quase para não sair da Portela por serem poucos os passageiros que escolheram viajar naquela sexta-feira de manhã do início de Julho. Quando finalmente embarcou, Tiago Sousa percebeu que esta era uma viagem que estava destinada a não correr normalmente: "Informaram-nos que, por estarem com menos um tripulante, não seria servida refeição." O caso de Tiago Sousa não é único. No último mês e meio multiplicam-se os casos de aviões da TAP, em viagens de médio curso, em que não é prestado serviço aos passageiros, tudo por falta de tripulantes.

"Tem havido casos pontuais de voos sem serviço aos passageiros", reconhece fonte oficial da companhia aérea sem, no entanto, quantificar as ligações ou os passageiros afectados por esta situação. "Sem a tripulação completa não estão reunidas condições para fazer a vigilância e simultaneamente o serviço aos passageiros", explica Cristina Vigon, presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).

Com a segurança em primeiro lugar, o serviço a passageiros, que inclui refeições e vendas a bordo, passa para segundo plano. Uma situação que levou a TAP a servir, desde ontem, as refeições à entrada do avião.

Aos passageiros afectados está a ser entregue uma sandes, uma peça de fruta e uma garrafa de água. Tudo acompanhado por uma nota da TAP em que se explica que o "voo vai ser operado com a tripulação de cabina com um elemento a menos, situação motivada por razões operacionais que não foi possível resolver em tempo útil".

Até ontem, e considerando que a TAP só sabe com uma hora de antecedência o número de tripulantes disponíveis, e de forma a não atrasar os voos, o ‘catering' estava a ser levado para bordo. "O ‘catering' segue sempre porque, mesmo com alguma limitação, o chefe de cabina pode considerar que há condições para efectuar o serviço de bordo", explica fonte da TAP, que não quantifica as perdas, mas diz que os bens perecíveis não foram reaproveitados.

"A TAP tem um quadro para situações normais, e situações normais são dois ou três meses de muito tráfego, em que as taxas de ocupação são bastante maiores, mas isto é uma actividade com bastante imponderabilidade", diz fonte oficial da companhia aérea para justificar a falta pontual de tripulantes de cabina.

Ao facto de Julho e Agosto serem meses de maior procura, e também de férias do pessoal, junta-se o reforço de ligações para destinos como Moscovo e São Paulo ou a criação de novas rotas como Marraquexe ou Argel, e a falta de pessoal. Segundo fonte contactada pelo Diário Económico, a TAP deveria ter procedido em Abril à formação de novos chefes de cabina, precisamente para colmatar esta situação, mas só agora avançou com a formação de 14 tripulantes que não podem, por isso, ser incluídos na operação.

Nos casos em que o serviço não é prestado, e se os passageiros quiserem reclamar, devem saber exactamente o que foi contratado, recorda Paulo Moura Marques. "Pelo facto de existir um contrato de transporte, não se pode pressupor que há imediatamente o direito a uma refeição", diz o advogado da PLMJ especialista em direito aéreo, sublinhando que a diferentes tarifas correspondem diferentes níveis de serviço.

Além disso, será necessário confirmar se as regras da companhia não prevêem que em situações excepcionais, como no caso de não haver tripulação suficiente, as refeições podem não ser servidas. E, uma vez confirmado quais os serviços incluídos no bilhete, o passageiro "só pode reclamar uma indemnização se demonstrar que no contrato que estabeleceu essa cláusula é essencial, ou seja, que se esse serviço de refeição não estivesse incluído no contrato não teria comprado o bilhete".