Wednesday 15 December 2010

BPN: UM LONGO PROCESSO


Juiz avisa que julgamento do BPN "será demorado"

Sandra Almeida Simões
15/12/10 12:10

A próxima sessão ficou agendada para 19 de Janeiro.

Oliveira Costa entra em silêncio no Tribunal

Oliveira Costa não faz declarações no início do julgamento

Terminou a primeira sessão do processo BPN. Nenhum dos 15 arguidos quis prestar declarações.

No final da sessão, Luís Ribeiro, presidente do colectivo de juízes, avisou que "o julgamento vai ser demorado" por se tratar de "um processo complicado". À entrada do tribunal, Rogério Alves, advogado de Vaz Mascarenhas, um dos arguidos no processo, também já tinha antecipado que será um julgamento longo e complexo.

Por ter outros dois processos em mãos, Luís Ribeiro anunciou que não conseguirá realizar mais do que duas sessões por semana. A próxima audiência ficou assim marcada para 19 de Janeiro, mês em que decorrerão outras três sessões, nos dias 20, 24 e 25. Em Fevereiro haverá sessões nos dias 9, 10, 23 e 24 e em Março nos dias 10, 16 e 17.

O julgamento começou hoje por volta das 11h com a identificação dos arguidos. O antigo presidente do BPN, acusado de sete crimes, apresentou-se como reformado e disse que antes de se retirar foi presidente da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), ‘holding' que controlava o banco antes da nacionalização.

De seguida, José Oliveira Costa, 75 anos, afirmou ao juiz não pretender "prestar declarações no início do processo", opção que também foi seguida pelos restantes 14 arguidos no processo.

Oliveira Costa está a ser julgado por crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, infidelidade, fraude fiscal qualificada e aquisição ilícita de acções.

O BPN foi nacionalizado no final de 2008 e recebeu desde então injecções de liquidez do Estado no valor de 4,7 mil milhões de euros. A reprivatização do banco está na gaveta por falta de interessados.

http://economico.sapo.pt/noticias/juiz-avisa-que-julgamento-do-bpn-sera-demorado_106801.html