Thursday 15 September 2011

JACKIE KENNEDY: UMA LÍNGUA VIPERINA?


Jackie Kennedy. Uma língua viperina com meio século

Publicado em 15 de Setembro de 2011 | Actualizado há 9 horas

As gravações de uma entrevista inédita à primeira-dama chegaram ontem às mãos dos americanos em áudio e livro

A primeira-dama que se tornou epítome de beleza e elegância na América do pós--guerra tinha uma língua afiada e sarcasmo para dar e vender. É esta a primeira conclusão que se tira sobre Jackie Kennedy a partir de uma entrevista com o amigo, historiador e colaborador da Casa Branca Arthur Schlesinger - que se comprometeu a publicar as oito horas e meia de conversa só 50 anos após a morte da que foi primeira-dama dos EUA.

Quarenta e sete anos depois, as gravações ("Jacqueline Kennedy - Historic Conversations on Life with John F. Kennedy") chegaram ontem às bancas norte-americanas em livro e em versão áudio - onde, segundo o "Daily Mail", se pode ouvir Jackie a falar com uma voz tão suave e sussurrante como a de outra mulher da vida de JFK, Marilyn Monroe, na mítica canção de aniversário para "Mister President".

A conversa com Schlesinger aconteceu poucos meses depois do assassinato do presidente, um dos mistérios por revelar da história, tinha Jackie 34 anos. Segundo o britânico "The Independent", a data de publicação das memórias foi antecipada por vontade da filha, Caroline, guardiã oficial das gravações, que quis vê-las publicadas para assinalar o 50.o aniversário do início da administração Kennedy.

Além de seriamente crítica com muitos líderes da altura, como o general Charles de Gaulle, ou de figuras emblemáticas da história americana, como Martin Luther King ("um homem terrível", que participava em "festas de sexo"), Jackie mostra que, para a posteridade, não se importou de mostrar que tinha uma língua afiada e era dada à coscuvilhice (basta ler o comentário que fez sobre a então primeira-dama vietnamita, de quem dizia ser lésbica).

Mas nem só de maldizer se faz esta conversa. Ao mesmo tempo que é dura nas críticas aos outros, Jackie mostra-se afectuosa e ultadedicada ao casamento com JFK, mesmo falando depois da sua morte. "Fui sempre um risco para ele. [Mas apesar] de o casamento ter sido terrivelmente vitoriano ou asiático, [estava] determinada a criar um clima de afecto, conforto e calma."