Thursday 5 August 2010

PGR: ENTREVISTA POLÉMICA DE JOSÉ MIGUEL JÚDICE


Júdice: «Este é um momento de loucura total no Ministério Público»

Ex-bastonário da Ordem dos Advogados apela a uma intervenção do Presidente da República

José Miguel Júdice, ex-bastonário da Ordem dos Advogados, considerou esta quarta-feira na Edição das Dez do TVI24, que o Ministério Público vive actualmente «um momento de loucura total» e apelou à intervenção do Presidente da República. O causídico comentava o actual estado da Justiça e a «ondas de choque» geradas depois da conclusão do inquérito ao processo Freeport.

«Esta é a mais grave crise do mandato do primeiro-ministro e a mais grave crise do mandato do Presidente da República. Se não actuarem é um sinal de enorme gravidade. O que é que podem fazer? É difícil porque as coisas já foram longe de mais, mas podem desempenhar um importante papel com toda a sua experiência e aí com todo o respeito que tenho pelo primeiro-ministro, eu acho que o papel principal é do Presidente da República. É nestas alturas que se vêem os homens», disse.

O ex-bastonário defendeu que esta é «uma grave crise do Estado de Direito. E a uma crise do Estado de Direito não se pode assobiar para o lado».

«Se o Presidente da República entendeu que devia fazer uma intervenção com toda a solenidade por causa do problema do Estatuto dos Açores, eu não acredito que não tenha uma intervenção nesta situação, que é uma grave crise do Estado de Direito. Esta sim», disse.

Sobre a actual situação do Ministério Público, nomeadamente, a «guerra» entre o PGR e o Sindicato dos Magistrados, Júdice afirmou que o «Ministério Público está a «destruir-se a si próprio por dentro» e vive numa situação de «total caos, já há alguns anos».

José Miguel Júdice comparou a actual situação com a que se viveu nas Forças Armadas antes do 25 de Abril, uma vez que na época também a hierarquia estava «moribunda». O antigo bastonário foi mais longe e considerou mesmo que «estamos numa situação objectiva de um golpe de Estado tal como se define».

Sobre a entrevista de Pinto Monteiro, o ex-bastonário declarou: «O procurador pode ter enlouquecido, mas admitindo que não enlouqueceu, quando ele diz "eu sou uma espécie de Rainha de Inglaterra", significa que embora ele tenha na lei todos os poderes, na prática ele não os consegue exercer».

«Este episódio das 27 perguntas, se não fosse um episódio caricato, seria um episódio de gravidade absoluta. (...) A maioria daquelas perguntas são as perguntas que um jornalista faria ao primeiro-ministro. A investigação criminal não é o jornalismo com boné. É uma coisa diferente», defendeu.

«Eu acho que se esticou muitíssimo a corda. Este é um momento de loucura total no Ministério Público. Júdice apelou às centenas de procuradores «sensatos, equilibrados e ponderados» que digam «basta, chega, acabaram as notícias para os jornais, as cartas abertas, este folclore político. É preciso que os magistrados magistrem».

TVI 4-08-2010

ROUBO DE ÓRGÃOS

Roubavam orgãos a pobres de leste para ricos israelitas, europeus e asiáticos

Autoridades ucranianas desmantelaram rede internacional

O ministério do Interior ucraniano anunciou esta sexta-feira o desmantelamento de uma rede internacional que praticava transplantes ilegais de órgãos humanos em clínicas privadas do Azerbaijão, Ucrânia e Equador.

A rede, dirigida por um cidadão israelita e integrada por 11 ucranianos, extraiu ilegalmente órgãos a 50 pessoas durante três anos, informou Iuri Kucher, chefe do departamento de luta contra os delitos informáticos e o tratamento de pessoas, citado pela agência russa RIA-Novosti.

O grupo «recrutava cidadãos da Ucrânia, Rússia, Moldávia, Bielorrússia e Uzbequistão e enviava-os para o Azerbaijão e Equador onde lhes extraíam os órgãos, que depois eram transplantados em pessoas ricas em Israel, países europeus e asiáticos», indicou.

Sete ucranianos eram responsáveis pela escolha dos doadores «e através da Internet propunham a pessoas pobres para venderem um rim por 10 000 dólares (cerca de 7600 euros)», dando preferência a mulheres saudáveis entre os 18 e os 25 anos.

A rede incluía quatro prestigiados cirurgiões ucranianos do Instituto Nacional de Transplantes Shalimov de Kiev, que recebiam dez por cento por cada operação, que aos seus clientes custava entre os 100 000 e os 200 000 dólares.

«Os membros do grupo detidos em Kiev arrecadaram um total de 40 milhões de dólares», indicou o funcionário.

Kucher precisou que a maioria das operações eram realizadas em clínicas privadas, outras no Instituto Shalimov de Kiev, e pelo menos duas em território do Equador.


TVI 5-08-2010

TURISTA FERIDO POR HÉLICE ENQUANTO NADAVA


Homem de 61 anos ficou com a mão parcialmente destruída

Um homem que nadava na praia de Alvor, no Algarve, foi ferido pela hélice de um barco. O turista francês foi retirado da água pelos nadadores-salvadores e recebeu os primeiros-socorros ainda na praia.

A vítima foi transferida o hospital de S. José em Lisboa, onde está internado no cirurgia vascular. O homem de 61 anos ficou com a mão parcialmente destruída e teve vários ferimentos no braço.

O caso vai agora ser investigado pelas autoridades

TVI 5-08-2010

PORTUGUÊS CAI DE VARANDA EM LAS PALMAS

Português de 18 anos cai de varanda em Las Palmas

Jovem está internado em estado grave devido a uma fractura na base do crânio

Um jovem português caiu de um primeiro andar num hotel em Las Palmas, segundo informa a EFE. O jovem de 18 anos está internado no hospital Son Dureta de Palma em estado grave devido a uma fractura do crânio.

Segundo as autoridades, o jovem deu entrada nas urgências do hospital pouco depois da meia-noite. Os motivos que levaram o jovem a cair da varanda do primeiro andar do hotel La Cala são ainda desconhecidos.

O rapaz foi assistido no local com respiração assistida e transferido para o hospital devido à fractura na base do crânio.

Também esta quinta-feira, um cidadão britânico caiu da varanda do quarto de hotel de cindo estrelas, em Maiorca. Segundo informa o Daily Mail, o turista de 28 anos era sonâmbulo e caiu do terceiro andar, estando sobre observação no hospital devido a ferimentos graves.

TVI 5-08-2010

ENTREVISTA COM JOSÉ FARINHA

Entrevista: José Farinha

"Nem me cobrou direitos de autor”

José Farinha estreia-se no cinema com ‘O Inimigo sem Rosto’, filme sobre a corrupção em Portugal baseado no livro de Maria José Morgado.

CORREIO DA MANHÃ 4-08-2010

Correio da Manhã – Como surgiu a ideia de adaptar ‘O Inimigo sem Rosto’, livro da procuradora-geral--adjunta Maria José Morgado?

José Farinha – Tinha visto um artigo sobre o livro e fiquei curioso em lê-lo e perceber se poderia fazer um filme sobre corrupção.

– O tema interessava-lhe?

– Sim. Quis mostrar as dúvidas que surgiam àqueles polícias [da Judiciária] que buscam a verdade no crime de fraude fiscal. A Justiça continua com vontade de investigar novos casos e apurar a verdade. A democracia portuguesa está podre mas devemos sempre exigir a verdade.

– Qual é a trama do filme?

– É a história de três indivíduos – o ‘Feiticeiro’ (José Wallenstein), o ‘Albatroz’ (António Melo) e o ‘Turbo’ (Paulo Nery) – que têm como negócio-base o contrabando de tabaco. A partir daí lavam dinheiro em offshores e transformam-no em outros negócios legais.

– O filme também tem um lado sentimental.

– Eles gostam sempre de ter alguém a quem contar os seus feitos e, muitas vezes, são as prostitutas que lhes servem de porto de abrigo em vez da família.

– As prostitutas [São José Correia e Maria João Bastos] têm muito poder sobre os vilões...

– Quem manda são as mulheres. É assim desde sempre.

– ‘O Inimigo sem Rosto’ ficou pronto em 2006. Porquê a estreia só agora?

– Foi rodado no fim de 2005, antes de ‘Corrupção’ ou ‘Call Girl’, que também abordam estes temas. O atraso deve-se a burocracias e à dificuldade em arranjar distribuidora. A Lei do Cinema devia obrigar as distribuidoras e salas a exibirem uma quota de cinema português.

– Qual foi a reacção de Maria José Morgado ao seu filme?

– Desde o primeiro contacto, há cinco anos, que gostou da ideia. E nem me cobrou direitos de autor pela adaptação do livro!... Imagino que tenha gostado já que a luta contra a corrupção é um tema que lhe é tão caro...

BURLA NO SERVIÇO DO TELEFONE


DECO PROTESTE NEWSLETTER 4-08-2010

Após a nossa intervenção, a TMN devolveu débitos e barrou serviço no telemóvel de Nuno Arcadinho.


A co-responsabilização dos operadores de telecomunicações e dos prestadores foi uma das vitórias com a lei para os serviços por mensagens de telemóvel, em Maio de 2009, após a nossa denúncia em Novembro de 2008.

A lei fixou a fiscalização, pela Anacom, Autoridade Nacional de Comunicações, e Direcção-geral do Consumidor. Mas um ano depois, em Maio último, já contabilizávamos quase 3 mil queixas sobre os serviços de valor acrescentado, baseados no envio de mensagens. As empresas servem-se de concursos, questionários e vales de compras, anunciados na Net, e usam marcas conhecidas.

Ao enviar uma mensagem, o consumidor subscreve automaticamente o serviço e não é informado das condições. Em muitos casos, a operadora recusa responsabilidades.

Barramento evita débitos

Quando começou a receber SMS da Movilisto, Nuno Arcadinho, 28 anos, pagava por cada uma que abria. Este formador de Lisboa assegura não ter activado o serviço, mas continuou a pagá-lo, e a TMN nada fazia para resolver o problema.

Em Marco último, pediu a nossa ajuda para exigir o reembolso. Contactamos a Movilisto e a TMN. Só esta operadora deu uma resposta positiva: devolveu cerca de € 30 e barrou o acesso ao número de Nuno. Mas nem todos os lesados beneficiam de um final feliz.

O Governo deve introduzir na lei o barramento automático ou por defeito dos Serviços de Valor Acrescentado. Para não receber estas mensagens, inscreva-se na lista nacional de não recepção de comunicações publicitárias, em www.consumidor.pt.

O INIMIGO SEM ROSTO

Um Feiticeiro, um Albatroz e um Turbo. Nomes de código adoptados por necessidade e por «panache». Reúnem-se sempre à volta da mesa para tratar "de coisas sérias" - o contrabando de tabaco e as suas fases do "planeamento estratégico", desde o descarregamento até à entrega ao cliente. Para chegar ao lucro fácil subornam tudo e todos: agentes policiais, autarcas (presidentes de câmara e vereadores) e políticos de carreira. Contratam consultores financeiros e contabilistas para "limpar as contas". Por fim "lavam" as avultadas quantias em novos negócios através de empresas "off-shore".

Filme de José Farinha inspirado na obra literária e nas personagens do polémico livro "O Inimigo Sem Rosto - Fraude e Corrupção em Portugal" de Maria José Morgado, Procuradora Geral-Adjunta, e do jornalista José Vegar.

Data de Estreia: Quinta, 05 de Agosto de 2010

Ano: 2009

Duração: 85 min.

Países: Portugal

Género: Drama

Cores

Classificação: M/16

Actores

António Vitorino D'Almeida
São José Correia
Filipe Ferrer
Paulo Nery
Maria João Bastos
António Melo
José Wallenstein

Realizador:José Farinha

Distribuidor:Bosque Secreto

GOVERNO NÃO VAI DAR 300 MILHÕES À TAP


Paulo Campos

Governo não vai dar 300 milhões de euros à TAP

Económico com Lusa
05/08/10 13:48


O Executivo não tem em curso, "de momento", qualquer operação para entregar à TAP os 297,5 milhões que a empresa diz precisar.

"Neste momento não existe nenhuma operação de aumento de capital da TAP em curso para poder sanar essa situação", disse Paulo Campos, sublinhando que as necessidades de financiamento da transportadora aérea nacional são já conhecidas há vários meses.

"Essa situação [necessidade de mais capitais] vem expressa já em vários relatórios de contas relativamente à necessidade de a companhia aérea reforçar os seus capitais próprios", salientou.

A recapitalização de que a TAP precisa pode ser feita através de "vários mecanismos e deve ser analisada e vista tendo em conta esses mecanismos".

Questionado sobre se o Governo tem preferência por algum modelo em concreto, Paulo Campos respondeu que "o Governo não tomou ainda qualquer decisão sobre esse contexto" e salientou sempre ter dito que "a recapitalização não é privatização".

De resto, o governante lembrou as obrigações comunitárias, que proíbem financiamentos às empresas públicas como forma de garantir a concorrência no espaço comunitário.

"Sempre disse que a recapitalização era uma matéria que estava a ser estudada tendo em conta, nomeadamente, as obrigações comunitárias que temos", concluiu o governante, em declarações à agência Lusa.

O jornal i escreve hoje, citando o relatório e contas de 2009 da empresa, que, "face ao montante negativo do resultado líquido no final do exercício [...], o conselho de administração irá propor, para sua cobertura, a entrada de dinheiro no montante de 297,5 milhões de euros".

A TAP fechou o ano de 2009 com um resultado negativo de 289,8 milhões de euros nos capitais próprios, o que representa um agravamento face aos 234,5 milhões de euros registados no final do ano anterior.

MILIONÁRIOS AMERICANOS DOAM 50% DAS FORTUNAS PARA INSTITUIÇÕES DE CARIDADE

Economia

Milionários: quanto dão para caridade?

Campanha foi iniciada por Warren Buffet e pelo fundador da Microsoft, Bill Gates

É mais uma acção de caridade em tempos de crise. 38 milionários americanos vão doar, pelo menos, 50 por cento das suas fortunas a instituições de caridade como parte de uma campanha iniciada pelo investidor Warren Buffet e o fundador da Mirosoft, Bill Gates.

Esta campanha inclui ainda o fundador da CNN, Ted Turner e o apresentador de televisão Barry Diller.

Esta doação, refere a notícia no site da «BBC», faz parte de uma «acção moral» e não de um «contrato legal».

AGENDA FINANCEIRA 5-08-2010