Tuesday 22 June 2010

PADRE ACUSADO DE CORRUPÇÃO NA TROPA


Mais de 60 arguidos acusados pelo Ministério Público

Padre acusado de corrupção na tropa

Um padre está entre os mais de 60 arguidos, entre militares, médicos e um barbeiro, que respondem por dezenas de crimes de corrupção e falsificação de documentos num esquema para livrar jovens de ir à tropa.


O Ministério Público (MP) defendeu esta terça-feira, durante as alegações finais, no Tribunal de São João Novo, no Porto, que "há provas bastantes para que os arguidos sejam condenados."

O procurador Jorge Gonçalves afirma que há "circunstâncias onde não se possa condenar o arguido por não haver prova suficiente" e que se as provas reduzidas se basearem nas escutas e estas "forem consideradas nulas, acaba-se o processo".
Em resposta, os advogados de defesa alegam que a investigação está "mal feita" e que até ao momento em que as escutas foram pedidas não havia qualquer indício de crime.
Este esquema de corrupção que funcionou entre 2001 e 2003, no Hospital Militar do Porto e Centro de Recrutamento e Selecção, terá afastado do serviço militar obrigatório centenas de rapazes, a troco de quantias entre os 1250 e os 4500 euros.

PAULA E JOÃO NABAIS ACUSADOS DE VIGARICE


"A minha filha e o marido são uns vigaristas"


Actualizada


21-06-2010


"Não quero polémicas, só quero o meu dinheiro." É assim que José Costa – pai da socialite Paula Nabais e sogro do advogado João Nabais – justifica o facto de ter acusado a filha e o genro de o terem enganado.

"Fui fiador deles em dois empréstimos para o restaurante COP3. Desde Outubro de 2008 tenho sido eu a pagar as dívidas deles. São 750 euros por mês e já paguei 20 mensalidades. O dinheiro faz-me muita falta. A minha filha e o senhor João Nabais são uns vigaristas", revela José Costa. E, acrescenta: "Isto é apenas uma gota de água. Eles têm muitas mais dívidas".

Maria Costa, mãe de Paula, também se mostra indignada. "O meu marido nunca foi apologista de sermos fiadores, a minha filha é que nos pediu por favor. O meu desejo é que o povo saiba quem é essa criatura. Só não conto o que eles fizeram à família por respeito à minha neta, que felizmente não é filha desse verme [João Nabais]." O CM tentou sem sucesso contactar o casal.