Friday 4 February 2011

AS "FRAUDES" DO BPN

Banco de Portugal quer mais informações sobre refundação do BPN

"Presumíveis fraudes" levaram 750 milhões do BPN

O governador do Banco de Portugal revelou hoje, sexta-feira, que "presumíveis fraudes" são responsáveis por grande parte do "buraco" financeiro de cerca de 2 mil milhões de euros do BPN.
Segundo Carlos Costa, as imparidades do Banco Português de Negócios (BPN) ascendem actualmente a 2078 milhões de euros, das quais "grande parte, 750 milhões de euros, terão sido resultantes de presumíveis fraudes".

O governador do Banco de Portugal está a responder às questões dos deputados sobre o BPN no Parlamento.

Depois, 330 milhões de euros foram provocadas pelas difíceis condições em que se encontram as empresas do grupo Sociedade Lusa de Negócios (SLN), antiga dona do BPN, que se financiavam junto do banco.

E o restante montante terá sido provocado pela deterioração do ambiente económico nos dois anos que se seguiram à nacionalização, marcados pela mais grave crise desde a Grande Depressão de 1929.

Em conformidade com as informações prestadas nas audições do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, do presidente da CGD, Faria de Oliveira, e do presidente do BPN, Francisco Bandeira, actualmente, o 'buraco' financeiro do BPN ultrapassa os dois mil milhões de euros.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1775993

No comments: