Economia
WikiLeaks: detalhes de contas «offshore» já estão nas mãos de Assange
WikiLeaks: detalhes de contas «offshore» já estão nas mãos de Assange
Informação vai ser divulgada daqui a algumas semanas, garante fundador do WikiLeaks
Dois discos compactos com detalhes sobre as contas bancárias de cerca de duas mil clientes e companhias usadas para alegada evasão fiscal foram esta segunda-feira entregues por um ex-bancário suíço ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange.
Rudolf Elmer recorreu ao portal responsável pela publicação de vários documentos secretos por considerar que o sistema das contas offshore «prejudica a sociedade», explicou numa conferência de imprensa em Londres, citado pela Lusa.
«Quero que a sociedade saiba como funciona este sistema».
Rudolf Elmer foi demitido do banco Julius Baer em 2002 e vai a julgamento nesta quarta-feira, no tribunal de Zurique, acusado de ter enviado nomes de clientes para o WikiLeaks.
«Rato transformou-se num dragão de várias cabeças»
Foi quando Elmer trabalhou no Julius Baer, o principal grupo bancário suíço, nas ilhas Caimão, que reparou na «cauda do rato».
«Comecei a puxar um pouco e a cauda ficou maior, voltei para a Suíça e continuei a puxar e continuou a aumentar até que se transformou num dragão que cospe fogo e com várias cabeças», explicou Elmer.
Notou que algo estava mal desde o início, mas mesmo depois de mudar de banco continuou a «achar estranho» o sistema, disse.
Como encontrou dificuldades em divulgar a informação junto das autoridades fiscais e da imprensa, entrou em contacto com o WikiLeaks.
Enquanto perito neste tipo de operações, Eimer disse que há «dinheiro a ser desviado por instituições financeiras, multinacionais e indivíduos para ser escondido em contas offshore».
«Vai haver uma revelação total»
O antigo bancário recusou revelar nomes, embora, numa entrevista ao «The Observer», tenha referido possuir detalhes sobre cerca de dois mil clientes, que descreve como indivíduos e empresas com «muito dinheiro».
O fundador do WikiLeaks garantiu que a informação será divulgada após ser analisada, eventualmente dentro de duas semanas ou mais tarde.
«Vamos tratar esta informação como qualquer outra que recebemos, por isso assumo que vai haver uma revelação total», garantiu Julian Assange.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/wikileaks-assange-fisco-fraude-elmer-agencia-financeira/1226535-1730.html
No comments:
Post a Comment