Sunday 14 November 2010

A INVEJA - por FILOMENA PINTO DA COSTA


"Não sejamos a serpente"

13-11-2010

INVEJA

Não consegui resistir a escrever sobre este sentimento que prolifera na nossa sociedade actual, e fui procurar o seu significado. A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Os indivíduos disputam poder, riquezas, status. Aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reactiva: que é um mecanismo de defesa dos mais ‘fracos’ contra os mais ‘fortes’. Popularmente falando, a arma dos ‘incompetentes’. Napoleão Bonaparte afirmava que a "inveja é um atestado de inferioridade". Já Oscar Wilde dizia que "o número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades".

FÁBULA

Uma amiga moçambicana contava-me há dias a seguinte fábula: Quando caía a noite, a serpente perseguia o pirilampo. Até que um dia, o pirilampo cansado de tanto fugir da serpente, decidiu enfrentá-la e perguntou-lhe: "Ouve lá, eu pertenço à tua cadeia alimentar?" A serpente respondeu que não e o pirilampo perguntou: "E se me comeres, matas a tua fome?" A resposta foi novamente negativa. "Então porque é que me persegues tanto?", pergunta o pirilampo. "Porque odeio ver-te brilhar!!".

Não sejamos como a serpente! Brilhemos como o pirilampo!

Uma boa semana positiva!

Filomena Pinto da Costa

CORREIO DA MANHÃ VIDAS

http://www.vidas.pt/noticia.aspx?channelid=786FB622-27DF-4A0D-AECF-FB1184ACEC94&contentid=709543D7-A744-4350-8A1F-1950EE3ECC47

No comments: