Sunday 5 September 2010

Teatro: Peça de Tennessee Williams estreia na quinta-feira

Alexandra Lencastre volta para ‘Eléctrico’

Albano Jerónimo e Alexandra Lencastre recriam personagens vividas por Vivien Leigh e Marlon Brando

Doze anos depois, a actriz Alexandra Lencastre regressa aos palcos para dar corpo a uma personagem imortalizada no cinema por Vivien Leigh: a frágil e desequilibrada ‘Blanche DuBois’, que acabará louca num asilo. Assim reza a história de ‘Um Eléctrico Chamado Desejo’, peça que Tennessee Williams escreveu em 1947 e que Diogo Infante estreia, na próxima quinta-feira, dia 9, às 21h30, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

Ao lado de actores como Albano Jerónimo, Lúcia Moniz ou Pedro Laginha, Alexandra Lencastre admite que este é um dos grandes desafios da sua carreira. "Assusta-me não chegar lá, mesmo dando o máximo, mas há muitas maneiras de abordar a personagem. Nunca esqueço a lição dos gregos. Enquanto a ‘Blanche' sofre pelos seus desgostos, a Alexandra verte uma lágrima por causa de uma chatice que teve lá em casa..."

Afastada dos palcos por opção própria, Lencastre também admite que só mesmo Diogo Infante para a fazer regressar, sobretudo a um papel deste calibre.

"Não devia ter estado tanto tempo afastada. Custa mais e eu tive muitas saudades... Achava que não ia conseguir voltar e foi o Diogo que, com a sua perseverança, a sua capacidade de sedução, me convenceu", revela, acrescentando que os ensaios não podiam estar a correr melhor.

"Os meus colegas têm-me apoiado imenso e, como encenador, o Diogo é surpreendente. Sabe exactamente com que pinça nos deve tocar naquele nervo. Em todos os ensaios temos a sensação de que avançámos. Descobre-se sempre qualquer coisa nova", diz.

De uma coisa se pode ter a certeza: a peça não terá nada a ver com o filme de Elia Kazan. "As minhas memórias do filme prendem-se mais com o Brando do que com a Vivien Leigh, mas o Diogo pediu-nos para não o vermos e eu, como sou obediente, não o vi. Qualquer semelhança será pura coincidência."

CORREIO DA MANHÃ 5-09-2010

No comments: