Monday 13 September 2010

PP PEDE VIGILÂNCIA


Parlamento: Plano nacional a debate

Nuno Magalhães recorda que há cerca de cem zonas de risco

O CDS-PP apresenta hoje um projecto de resolução para se criar um plano nacional de videoprotecção. O objectivo é recomendar ao Governo que siga o exemplo das experiências espanhola e francesa e use, como ponto de partida para o projecto, os estudos de "zonas sensíveis" e de risco elaborados pelas forças de segurança.

Ao CM, o porta-voz do CDS-PP, Nuno Magalhães, recordou que há cerca de cem zonas de risco identificadas pelas forças seguranças, o que não significa que o plano incluísse todas elas: "É preciso ver caso a caso."

Se a recomendação for aprovada, no próximo dia 24 de Setembro, prevê-se um prazo de 90 dias para o Governo apresentar o plano de videovigilância.

Sábado à noite, o presidente democrata-cristão, Paulo Portas, argumentou que as experiências de videoprotecção implementadas no Porto (Ribeira), no Santuário de Fátima e em Coimbra "provam que há redução de 5, 10 e 20% da criminalidade". E garantiu que o CDS não quer "nenhum big brother", mas mais segurança.

Esta semana, vai ainda a debate no Parlamento a lei de bases dos cuidados paliativos do CDS: "Devíamos ter mil camas, temos cem; devíamos ter 100 equipas de cuidados paliativos, temos menos de 20", concluiu Portas, em Ponte de Lima.

Por:Cristina Rita com Lusa

CORREIO DA MANHÃ 13-09-2010


No comments: