Sunday, 29 August 2010

EL CORTE INGLÉS AUMENTA LUCROS EM PORTUGAL, PERDE EM ESPANHA


Volume de negócios de 401 milhões de euros

Os lucros do El Corte Inglés em Portugal cresceram 13,4 por cento no exercício de 2009, para 13,6 milhões de euros, ao contrário dos resultados líquidos do grupo em Espanha, que caíram 1,5 por cento.

Grupo vai investir no Porto, Cascais, Coimbra e Aveiro

De acordo com um comunicado do Grupo El Corte Inglês, a divisão portuguesa registou um volume de negócios no exercício de 2009 (terminado a 28 de Fevereiro deste ano) de 401 milhões de euros, o que representa um aumento de 2,2 por cento face ao exercício anterior.

O grupo, que considera estes resultados como “positivos”, afirma-se ainda “empenhado em investir em Portugal”, tendo “previstos novos projectos para os próximos anos, designadamente a construção de uma nova unidade de grandes armazéns, na área de Cascais, e a inauguração, a curto prazo, de três novos supermercados Supercor nas áreas do Porto, Coimbra e Aveiro”.

Os números do El Corte Inglés em Portugal contrastam com os números globais do grupo, que registou uma quebra de 5,8 por cento no volume de negócios, uma descida de 2,5 por cento no EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) e uma queda de 1,5 por cento nos lucros líquidos consolidados.

O grupo fechou o ano de 2009 com um volume de negócios de 16,35 mil milhões de euros (menos 5,8 por cento), um EBITDA de 1067 milhões de euros (menos 2,5 por cento) e lucros de 369 milhões de euros (menos 1,5 por cento).

“Esta evolução é resultado da redução no consumo e do retrocesso geral da actividade comercial em Espanha durante o exercício de 2009. O volume de vendas do comércio retalhista, que diminuiu pelo segundo ano consecutivo, registou uma descida de 6,1 por cento, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística Espanhol”, justificou o grupo.

Por outro lado, “os fundos próprios alcançaram os 7830,4 milhões de euros, com um aumento de 2,9 por cento em relação ao exercício de 2008”.

Num comentário aos resultados, o presidente do El Corte Inglés, Isidoro Álvaréz, assinalou hoje na assembleia geral de accionistas que a empresa “demonstrou força perante as dificuldades do mercado” e acrescentou que “as decisões adoptadas permitiram melhorar a gestão e a eficiência”, bem como uma adaptação “às alterações do mercado e às exigências do consumidor, obtendo resultados mais favoráveis durante os meses decorridos em 2010”.

Por sectores comerciais, as maiores quebras no volume de negócios registaram-se nos hipermercados Hipercor (uma queda de 16,3 por cento face a 2008), no Grupo Viagens El Corte Inglés (menos 12,4 por cento) e nas Tecnologias de Informação e Comunicação (17,3 por cento).

O El Corte Inglés é líder no comércio em Espanha, tendo recebido, em 2009, um total de 653 milhões de visitantes.

PÚBLICO 28-08-2010

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