Bruxelas, BCE e CEBS aplaudem resultados
Económico com Lusa
23/07/10 19:30
O BCE, liderado por Trichet e com Constâncio na vice-presidência, congratulou-se hoje com os bons resultados dos testes.
Comissão Europeia, Comité de Supervisores Bancários Europeu e Banco Central Europeu aplaudiram os resultados dos testes aos bancos.
As três instituições advertiram, contudo, para a necessidade de reforço de capitais nos casos de debilidade.
"Os resultados do teste confirmam a resistência global do sistema bancário da União Europeia (UE) a choques macroeconómicos e financeiros negativos, e significam um passo importante para restaurar a confiança do mercado", de acordo com um comunicado conjunto das três instituições distribuído em Bruxelas.
Para a Comissão Europeia, CEBS e BCE "sempre que os resultados do exercício indicarem casos individuais de bancos que necessitam de capital adicional, esses bancos deverão tomar as medidas necessárias para reforçar o seu capital".
As três instituições também advertem para o facto de esse reforço de capital, que deve ser feito através de meios privados com um eventual apoio das autoridades nacionais, ter de respeitar as regras europeias de "auxílios de estado".
Um banco não pode receber apoios que lhe dão uma posição de vantagem em relação a outras instituições que não beneficiaram dessa ajuda. Os testes de resistência foram realizados a 91 bancos da zona euro, incluindo quatro portugueses (BCP, BPI, CGD e Espírito Santo Financial Group, que detém o banco BES) que correspondem a cerca de 74% do sistema bancário nacional.
Os mercados financeiros solicitaram a publicação destes testes para que, entre outros dados, se conheça a exposição dos bancos europeus à dívida da Grécia e outros países da zona euro.
O objectivo é analisar a resistência do sector bancário europeu e a capacidade que os bancos têm de suportar condições adversas e riscos nos mercados financeiros.
DIÁRIO ECONÓMICO 23-07-2010
No comments:
Post a Comment