Thursday 1 July 2010

ASAE fecha mercado em Tomar por falta de condições de higiene

por Agência Lusa, Publicado em 01 de Julho de 2010

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou hoje o mercado diário de Tomar, por falta de condições de higiene, informou hoje à agência Lusa o presidente do município.

Segundo o autarca, Corvêlo de Sousa, a ASAE fez inspeções no local e concluiu que este espaço não apresentava condições de higiene e segurança alimentar para continuar a funcionar.

“Os inspetores detetaram falhas técnicas inegáveis, sobretudo no que diz respeito à falta de canalizações para escoar as águas e os resíduos de produtos como o peixe e a carne”, referiu, acrescentando que a autarquia aprovou em março um projeto de remodelação do mercado que ainda não conseguiu executar.

Corvêlo de Sousa assegurou que o município já está a procurar um espaço alternativo para acolher a mais de meia centena de comerciantes que operava no recinto.

Para o presidente da Câmara de Tomar, a inspeção da ASAE "foi fora de tempo e desadequada", já que a autarquia tinha anunciado que iria "fazer as obras necessárias logo que estivessem terminados os prazos dos concursos".

"É uma situação que vai afetar muito os comerciantes porque muitos já se foram abastecer hoje e amanhã [na sexta feira] não sabem o que hão de fazer aos seus produtos”, lamentou Corvêlo de Sousa.

O autarca adiantou que o mercado semanal que funciona no exterior do edifício não vai ser afetado.

No comments: