Teatro
Como Eunice se prepara para o palco
Quisemos descobrir os segredos de uma das maiores actrizes portuguesas.
A actriz está de regresso ao D. Maria II em "O Ano do Pensamento Mágico".Com 81 anos, quase 70 passados em palco, Eunice Muñoz ainda fica nervosa quando representa e reza antes de actuar. Regressa agora ao Teatro D. Maria II pelas mãos de Diogo Infante. "O Ano do Pensamento Mágico" é um monólogo intenso e trágico sobre a morte
1- Convite Tudo começa com uma conversa que tem como objectivo um convite. Diogo Infante, director artístico do Teatro Nacional D. Maria II, começou por perguntar se Eunice Muñoz estava interessada em representar Joan Didion. Deu-lhe o "O Ano do Pensamento Mágico", no qual se baseia a peça. A actriz leu o livro, com calma ("sou muito mimada aqui, sabe") e aceitou o convite com uma condição: Diogo Infante tinha de ser o encenador.
2- Investigação Para este papel, Eunice Muñoz não precisou de ter aulas de língua gestual (como já aconteceu) ou investigar muito. "Bastou o livro. Estava lá tudo. O tema da morte toca-nos muito. Todos temos amigos ou familiares que um dia desapareceram."
3- Papéis pela casa Seja na cozinha, ao lado do refogado, ou na sala com as duas gatas, Eunice Muñoz decora as falas em todo o lado. Tem fotocópias encadernadas, que andam na mala, e em casa tem folhas espalhadas por todas as divisões.
4- Ensaios Há dois meses que Eunice passava todas tardes a ensaiar com Diogo Infante. Nunca ensaiou o texto com outras pessoas. "É um trabalho entre mim e o encenador. A minha prepara-ção é ouvi-lo, trocar impres- sões e confiar nele. Parece-me pouco inteligente discordar, já que ele tem a peça toda na cabeça. Sou bastante humilde nesse aspecto."
5- Chegar ao teatro Duas horas antes do espectáculo, Eunice Muñoz entra no teatro. Gosta de fazer tudo com calma. O cabelo e a maquilhagem ficam por conta dos profissionais. Jantar? Nunca antes da peça. Bebe um chá e a maior excentricidade culinária é uma sopa. "Os actores têm de jantar muito cedo ou fazer um lanche leve para terem tempo de fazer a digestão. Quando entramos em cena devemos estar libertos de pesos."
6- Camarim Já ninguém estranha as fotografias espalhadas pelo camarim da actriz. Os filhos, os pais e os avós de Eunice acompanham-na sempre. O camarim, além de ser o lugar mais familiar, é onde a actriz se isola por uns minutos para se concentrar. Antigamente fazia exercícios de voz e relaxamento. Hoje, já não precisa. "São muitos anos."
7- Fé Antes de entrar em cena, Eunice Muñoz tem um ritual: rezar. "Peço ajuda a Deus, para que me proteja."
8- Brancas "Um actor lida muito mal com elas. O truque é o não truque. Quando se tem tantos anos como eu há muita serenidade e não entro em pânico." A solução é esperar ou improvisar.
9- O fim da peça É a última pessoa a sair do teatro porque não gosta de correrias. "Toda a vida fui assim. Já saiu toda a gente e ainda lá estou. Gosto de ficar parada a relaxar no camarim, porque damos tanto de nós que ficamos um bocado vazios."
10- Casa Depois do espectáculo a adrenalina é tanta que é impossível dormir. Eunice Muñoz tem uma técnica infalível para relaxar: ver televisão com as duas gatas.
I ONLINE
por Vanda Marques , Publicado em 16 de Novembro de 2009
Como Eunice se prepara para o palco
Quisemos descobrir os segredos de uma das maiores actrizes portuguesas.
A actriz está de regresso ao D. Maria II em "O Ano do Pensamento Mágico".Com 81 anos, quase 70 passados em palco, Eunice Muñoz ainda fica nervosa quando representa e reza antes de actuar. Regressa agora ao Teatro D. Maria II pelas mãos de Diogo Infante. "O Ano do Pensamento Mágico" é um monólogo intenso e trágico sobre a morte
1- Convite Tudo começa com uma conversa que tem como objectivo um convite. Diogo Infante, director artístico do Teatro Nacional D. Maria II, começou por perguntar se Eunice Muñoz estava interessada em representar Joan Didion. Deu-lhe o "O Ano do Pensamento Mágico", no qual se baseia a peça. A actriz leu o livro, com calma ("sou muito mimada aqui, sabe") e aceitou o convite com uma condição: Diogo Infante tinha de ser o encenador.
2- Investigação Para este papel, Eunice Muñoz não precisou de ter aulas de língua gestual (como já aconteceu) ou investigar muito. "Bastou o livro. Estava lá tudo. O tema da morte toca-nos muito. Todos temos amigos ou familiares que um dia desapareceram."
3- Papéis pela casa Seja na cozinha, ao lado do refogado, ou na sala com as duas gatas, Eunice Muñoz decora as falas em todo o lado. Tem fotocópias encadernadas, que andam na mala, e em casa tem folhas espalhadas por todas as divisões.
4- Ensaios Há dois meses que Eunice passava todas tardes a ensaiar com Diogo Infante. Nunca ensaiou o texto com outras pessoas. "É um trabalho entre mim e o encenador. A minha prepara-ção é ouvi-lo, trocar impres- sões e confiar nele. Parece-me pouco inteligente discordar, já que ele tem a peça toda na cabeça. Sou bastante humilde nesse aspecto."
5- Chegar ao teatro Duas horas antes do espectáculo, Eunice Muñoz entra no teatro. Gosta de fazer tudo com calma. O cabelo e a maquilhagem ficam por conta dos profissionais. Jantar? Nunca antes da peça. Bebe um chá e a maior excentricidade culinária é uma sopa. "Os actores têm de jantar muito cedo ou fazer um lanche leve para terem tempo de fazer a digestão. Quando entramos em cena devemos estar libertos de pesos."
6- Camarim Já ninguém estranha as fotografias espalhadas pelo camarim da actriz. Os filhos, os pais e os avós de Eunice acompanham-na sempre. O camarim, além de ser o lugar mais familiar, é onde a actriz se isola por uns minutos para se concentrar. Antigamente fazia exercícios de voz e relaxamento. Hoje, já não precisa. "São muitos anos."
7- Fé Antes de entrar em cena, Eunice Muñoz tem um ritual: rezar. "Peço ajuda a Deus, para que me proteja."
8- Brancas "Um actor lida muito mal com elas. O truque é o não truque. Quando se tem tantos anos como eu há muita serenidade e não entro em pânico." A solução é esperar ou improvisar.
9- O fim da peça É a última pessoa a sair do teatro porque não gosta de correrias. "Toda a vida fui assim. Já saiu toda a gente e ainda lá estou. Gosto de ficar parada a relaxar no camarim, porque damos tanto de nós que ficamos um bocado vazios."
10- Casa Depois do espectáculo a adrenalina é tanta que é impossível dormir. Eunice Muñoz tem uma técnica infalível para relaxar: ver televisão com as duas gatas.
I ONLINE
por Vanda Marques , Publicado em 16 de Novembro de 2009
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