Sunday, 21 November 2010

BENTO XVI E O PRESERVATIVO

SIDA: Vaticano justifica opção para prostitutas

Bento XVI admite uso do preservativo

Pela primeira vez, o Papa Bento XVI admite que o uso do preservativo para impedir a propagação da sida pode ser explicado em certos casos concretos. A profunda mudança de posição de Bento XVI foi ontem revelada pelo jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, que cita o livro ‘A luz do Mundo.

O Papa, a Igreja e os Sinais do Tempo’. Para a presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida, Eugénia Saraiva, a posição de Bento XVI "é contudo discriminatória". "É com muita satisfação que ao fim de vinte anos assistimos a uma mudança de mentalidade, mas o Papa tem contudo uma mensagem discriminatória, associando o preservativo apenas à prostituição, quando o risco de ser seropositivo é comum a toda a sociedade", refere Eugénia Saraiva.

A obra que exprime as ideias de Bento XVI reúne várias entrevistas do Sumo Pontífice ao escritor alemão Peter Seewald e será publicado na terça--feira, dia 23. Quando é abordado o tema do preservativo, o Papa defende que "não é realmente a maneira de trabalhar com a infecção por HIV". Contudo, Bento XVI considera que "pode haver casos individuais justificáveis, como por exemplo quando uma prostituta usa o preservativo, e este pode ser o primeiro passo para uma moralização".

"Há uma responsabilidade primordial de desenvolver uma nova consciência do facto de que nem tudo é permitido e que não pode ser feito tudo o que se quer", acrescenta Bento XVI.

O Papa alerta para a "banalização da sexualidade, na qual as pessoas não vêem mais nela a expressão do amor, mas um tipo de droga, que se alimenta de si mesma". E defende "uma luta contra a banalização da sexualidade".

NOMEADOS 24 CARDEAIS

O Papa Bento XVI proclamou ontem 24 novos cardeais no início do consistório, na basílica de São Pedro. Dos novos cardeais, 20 têm menos de 80 anos, pelo que poderão participar num eventual conclave para eleger o Papa.

O Colégio Cardinalício fica composto por 203 ‘príncipes da Igreja’, entre os quais dois portugueses:

D. José Policarpo e D. Saraiva Martins. Entre as nomeações, estão 15 europeus, dois da América Latina, dois norte-americanos, quatro africanos e um asiático.

Itália (25), Estados Unidos da América (13), Alemanha (seis), Brasil, Espanha e França (cinco cada) são os países com mais cardeais eleitores.

CORREIO DA MANHÃ 21-10-2010

Por:João Saramago

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/bento-xvi-admite-uso-do-preservativo

No comments: