Saturday, 3 July 2010
ANTÓNIO DE SOUSA: É DIFÍCIL VENDER O BPN NESTE MOMENTO
António de Sousa: «É difícil vender o BPN neste momento»
Banco foi nacionalizado no final de 2008 e vai ser devolvido ao sector privado
A operação de venda do Banco Português de Negócios (BPN), nacionalizado no final de 2008 e que será devolvido ao sector privado, está a ser atrasada devido às dificuldades que o sector financeiro vive nesta altura, considerou António de Sousa.
«Vai ser difícil, neste momento, como os mercados estão, fazer a operação» de devolução do banco ao sector privado, que já foi anunciada pelo governo português, frisou em entrevista à agência Lusa o presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB).
«Isso não implica que seja definido desde já o perímetro da privatização, bem como feitos todos os trabalhos preparatórios para a venda», defendeu.
No que toca ao Banco Privado Português (BPP), António de Sousa explicou as providências cautelares apresentadas na justiça, quer pela associação, quer por diversas instituições financeiras, que congelaram a activação do Sistema de Indemnização aos Investidores (SII) para compensar os clientes do banco fundado por João Rendeiro.
Casos não mancham imagem da banca portuguesa
«Consideramos que o sistema não foi feito para isso», afirmou, admitindo que a sua utilização para resolver os problemas dos clientes de retorno absoluto do BPP abriria «um precedente perigoso».
Ainda assim, questionado pela Lusa, o líder da APB afirmou que estes casos, bem como o do BCP, «não mancharam a imagem da banca portuguesa, nem em termos nacionais, nem internacionais».
AGENDA FINACEIRA 30-06-2010
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment