Tuesday, 11 January 2011

WIKILEAKS: EX BANQUEIRO SUIÇO VAI A TRIBUNAL

WikiLeaks: Ex-banqueiro suíço é o primeiro informador a ir a tribunal

O ex-banqueiro suíço Rudolf Elmer, um dos primeiros informadores conhecidos do portal WikiLeaks, vai a julgamento por distribuição de documentos confidenciais que alegadamente comprovam o envolvimento do seu antigo banco em práticas ilícitas, noticia hoje a imprensa suíça.

Elmer, antigo responsável pelas operações do banco privado suíço Julius Bär nas Ilhas Caimão, deverá comparecer perante um tribunal de Zurique (Suiça) a 19 de janeiro para responder a acusações de coação e violação do sigilo bancário suíço.

O caso do ex-banqueiro de 55 anos parece ser o primeiro de um informador do WikiLeaks a chegar a tribunal, numa altura em que as autoridades dos Estados Unidos também procuram processar outros indivíduos ligados à divulgação de documentos confidenciais militares e diplomáticos norte-americanos pelo portal de Julian Assange.

No caso de ser considerado culpado, o banqueiro suíço poderá enfrentar uma pena de prisão de até três anos.

Elmer foi durante oito anos responsável pelas operações do exclusivo banco Julius Bär - um dos maiores administradores de fortunas na Suíça - nas Ilhas Caimão, funções que exerceu até 2002, altura em que foi demitido.

O banqueiro – que era responsável pela proteção de dados sensíveis – mudou-se para as Ilhas Maurícias, de onde começou a enviar às autoridades fiscais em várias partes do mundo, incluindo os EUA, documentos confidenciais que alegadamente demonstravam o envolvimento daquele banco em várias práticas ilícitas.

Elmer afirma ter inicialmente tentado lutar contra os abusos dos sistemas de praças offshore, mas sem sucesso. Quando as autoridades fiscais o começaram a ignorar, o cidadão suíço decidiu publicar ficheiros sensíveis na Internet e contactar o Wikileaks, que acabou por divulgar vários documentos.

Em março de 2008, o Julius Bar abriu um processo legal contra o site Wikileaks. Uma ordem judicial emitida nos Estados Unidos levou ao fecho temporário do portal naquele país. A justiça norte-americana acabaria por encerrar o processo ainda durante o mesmo ano.

SK.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/fim

11-Jan-2011

http://www.advocatus.pt/content/view/3537/20/

No comments: