Governo espanhol vê na expansão da rede de alta velocidade uma «arma contra a crise»
Espanha, com mais de 2 mil quilómetros de linhas, deverá tornar-se em Dezembro campeã da Europa em termos de extensão de rede de alta velocidade, um investimento que gera empregos, mas caro para uma economia em crise.
Com a entrada em serviço, a 18 de Dezembro, de um eixo de 438 quilómetros entre Madrid e Valença, a rede de alta velocidade espanhola ultrapassará os 2 mil quilómetros, ultrapassando os 1.900 quilómetros que cruzam a França ou os 1.300 quilómetros alemães, segundo a AFP.
Apesar de estar em crise desde 2008, Espanha passará a ocupar o terceiro lugar do pódio da alta velocidade, depois da China (mais de 3.500 quilómetros em serviço) e do Japão (com cerca de 2.500 quilómetros).
O Governo socialista, que tornou uma prioridade o investimento em infra-estruturas, vê na expansão da rede de alta velocidade uma «arma contra a crise», afirmou na semana passada o ministro dos Transportes espanhol, José Blanco.
Depois de Madrid e Sevilha, em 1992, Madrid-Valladolid, em 2007, e Madrid-Barcelona, em 2008, Espanha vai investir mais de seis mil milhões de euros na construção da linha de alta velocidade, que ligará a capital a Valença, a terceira cidade espanhola, em cerca de 90 minutos em vez das actuais quatro horas.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/geral/tgv-espanha-alta-velocidade-agencia-financeira/1202341-5238.html
Espanha, com mais de 2 mil quilómetros de linhas, deverá tornar-se em Dezembro campeã da Europa em termos de extensão de rede de alta velocidade, um investimento que gera empregos, mas caro para uma economia em crise.
Com a entrada em serviço, a 18 de Dezembro, de um eixo de 438 quilómetros entre Madrid e Valença, a rede de alta velocidade espanhola ultrapassará os 2 mil quilómetros, ultrapassando os 1.900 quilómetros que cruzam a França ou os 1.300 quilómetros alemães, segundo a AFP.
Apesar de estar em crise desde 2008, Espanha passará a ocupar o terceiro lugar do pódio da alta velocidade, depois da China (mais de 3.500 quilómetros em serviço) e do Japão (com cerca de 2.500 quilómetros).
O Governo socialista, que tornou uma prioridade o investimento em infra-estruturas, vê na expansão da rede de alta velocidade uma «arma contra a crise», afirmou na semana passada o ministro dos Transportes espanhol, José Blanco.
Depois de Madrid e Sevilha, em 1992, Madrid-Valladolid, em 2007, e Madrid-Barcelona, em 2008, Espanha vai investir mais de seis mil milhões de euros na construção da linha de alta velocidade, que ligará a capital a Valença, a terceira cidade espanhola, em cerca de 90 minutos em vez das actuais quatro horas.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/geral/tgv-espanha-alta-velocidade-agencia-financeira/1202341-5238.html
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