Comissão Europeia considera ligação de alta velocidade Porto-Vigo e a terceira travessia do Tejo projectos «credíveis», mas devem atrasar um a dois anos
A Comissão Europeia decidiu esta quarta-feira alargar o prazo para a conclusão dos projectos pan-europeus de alta velocidade que estão a enfrentar dificuldades devido à crise, entre os quais a terceira travessia do Tejo e a ligação de TGV Porto-Vigo. Estes dois projectos têm agora mais dois anos, até 2015, para mostrarem que são viáveis e, assim, garantir o financiamento de Bruxelas.
O anúncio foi feito por ocasião da publicação da primeira avaliação intercalar de 92 projectos prioritários de infra-estruturas das redes transeuropeias de transportes, que revelou que mais de metade deverão ficar concluídos na data prevista, mas outros estão muito atrasados.
Entre os projectos atrasados, Bruxelas decidiu fazer uma distinção entre aqueles que deixaram de ser «credíveis», retirando-lhes os fundos da UE - o que sucedeu a somente 5 projectos -, e os que continuam a ser, sendo-lhes concedidos, regra geral, mais dois anos para mostrarem que são viáveis.
A terceira travessia do Tejo e a secção transfronteiriça «Ponte de Lima-Vigo» do TGV «Porto-Vigo» estão precisamente entre os projectos considerados «credíveis», mas que estão a sofrer atrasos.
Em relação à terceira ponte sobre o Tejo, com conclusão prevista para final de 2013, a Bruxelas conclui que a implementação do projecto ainda não teve início, pelo que é mais realista apontar a sua conclusão para final de 2014.
No entanto, a Comissão indicou que tal só será praticável se o contrato de concessão for assinado até fim de Junho de 2011.
Quanto à ligação de Ponte de Lima até à fronteira com Espanha, o estudo aponta que a implementação do projecto, que deveria ser concluído em 2013, está «significativamente atrasada».
Bruxelas considera ser possível a sua conclusão até 2015, mas também neste caso se forem escrupulosamente dados alguns passos, tais como a emissão da licença ambiental até final deste ano.
Já quanto à secção transfronteiriça «Évora-Mérida» do TGV «Lisboa-Madrid», a Comissão acredita que os trabalhos deverão ficar concluídos, como previsto, até Dezembro de 2013, apesar da conjuntura financeira difícil.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/geral/tgv-alta-velocidade-tejo-terceira-travessia-obras-publicas-agencia-financeira/1203249-5238.html
A Comissão Europeia decidiu esta quarta-feira alargar o prazo para a conclusão dos projectos pan-europeus de alta velocidade que estão a enfrentar dificuldades devido à crise, entre os quais a terceira travessia do Tejo e a ligação de TGV Porto-Vigo. Estes dois projectos têm agora mais dois anos, até 2015, para mostrarem que são viáveis e, assim, garantir o financiamento de Bruxelas.
O anúncio foi feito por ocasião da publicação da primeira avaliação intercalar de 92 projectos prioritários de infra-estruturas das redes transeuropeias de transportes, que revelou que mais de metade deverão ficar concluídos na data prevista, mas outros estão muito atrasados.
Entre os projectos atrasados, Bruxelas decidiu fazer uma distinção entre aqueles que deixaram de ser «credíveis», retirando-lhes os fundos da UE - o que sucedeu a somente 5 projectos -, e os que continuam a ser, sendo-lhes concedidos, regra geral, mais dois anos para mostrarem que são viáveis.
A terceira travessia do Tejo e a secção transfronteiriça «Ponte de Lima-Vigo» do TGV «Porto-Vigo» estão precisamente entre os projectos considerados «credíveis», mas que estão a sofrer atrasos.
Em relação à terceira ponte sobre o Tejo, com conclusão prevista para final de 2013, a Bruxelas conclui que a implementação do projecto ainda não teve início, pelo que é mais realista apontar a sua conclusão para final de 2014.
No entanto, a Comissão indicou que tal só será praticável se o contrato de concessão for assinado até fim de Junho de 2011.
Quanto à ligação de Ponte de Lima até à fronteira com Espanha, o estudo aponta que a implementação do projecto, que deveria ser concluído em 2013, está «significativamente atrasada».
Bruxelas considera ser possível a sua conclusão até 2015, mas também neste caso se forem escrupulosamente dados alguns passos, tais como a emissão da licença ambiental até final deste ano.
Já quanto à secção transfronteiriça «Évora-Mérida» do TGV «Lisboa-Madrid», a Comissão acredita que os trabalhos deverão ficar concluídos, como previsto, até Dezembro de 2013, apesar da conjuntura financeira difícil.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/geral/tgv-alta-velocidade-tejo-terceira-travessia-obras-publicas-agencia-financeira/1203249-5238.html
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