Friday 22 October 2010

FERNANDO FRAGOSO MARQUES E VASCO MARQUES CORREIA NAS CALDAS

Candidato à Ordem dos Advogados esteve nas Caldas em campanha

Fernando Fragoso Marques e Vasco Marques Correia

Terminou com um jantar nas Caldas da Rainha, no restaurante “A Lareira”, a visita à região Oeste de Fernando Fragoso Marques, candidato a bastonário da Ordem dos Advogados, no dia 14 de Outubro.

Acompanhado de Vasco Marques Correia, candidato a presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem, Fernando Marques esteve com advogados em Peniche, Lourinhã, Bombarral, Cadaval e Rio Maior.

Nas Caldas da Rainha jantaram com cerca de 30 causídicos desta comarca, entre eles Mário de Carvalho, ex-apoiante de Marinho Pinto, o actual bastonário. Um dos mais antigos advogados caldenses chegou a fazer campanha por Marinho Pinto, mas está desiludido com o seu trabalho. “Ele fala muito, mas faz pouco. As pessoas já nem dão importância ao que ele diz”, considera.

Fernando Fragoso Marques também assume muitas divergências com o actual bastonário. “As discordâncias são tantas e em tantos aspectos que elencá-las seria difícil”, comentou à Gazeta das Caldas. Na sua opinião, Marinho Pinto “pouco ou nada se interessou pelos problemas da advocacia e da Justiça”. O candidato acusa o actual bastonário de ter seguido uma “agenda pessoal e política”, considerando mesmo que este “fez compromissos com o próprio poder político”. Por outro lado, não percebe como é que o bastonário não convocou o congresso nacional da Ordem que deveria realizar-se nesta altura. “Ele tem medo de ouvir a voz dos advogados”, considera.

Fernando Fragoso Marques é advogado há 36 anos, tendo sido presidente da Delegação do Barreiro e presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados (1999-2001). Actualmente está em campanha eleitoral por todo o país a fim de apresentar o seu programa de candidatura às eleições que se realizam a 26 de Novembro. Do programa fazem parte várias medidas, nomeadamente, no acesso à profissão, com a revogação do polémico exame de acesso ao estágio que considera ilegal. No entanto, acha que o acesso à profissão deve ser reservado a quem tem um mestrado.

Fernando Marques critica o enorme número de vagas dos cursos de Direito. “Enquanto o ensino superior público for financiado pelo Estado em função do número de vagas que oferece, vão continuar a abrir muitas vagas, em especial nos cursos de papel e lápis”, comentou.

No apoio judiciário aos mais desfavorecidos, Fragoso Marques defende a alteração do actual sistema porque acha que só os muito pobres é que conseguem aceder a este serviço gratuito. “Parece mais uma esmola”, disse.

Defende ainda a exigência do pagamento pontual dos honorários dos defensores oficiosos e a implementação de maior transparência no sistema, publicitando as escalas e fazendo com que estas sejam aleatórias.

Outra das propostas é e a instalação, em articulação com as delegações, de uma rede nacional de gabinetes de consulta jurídica.

Às eleições candidatam-se ainda o actual bastonário, Marinho Pinto, e Luís Filipe Carvalho.

Pedro Antunes

Publicado a 22 de Outubro de 2010 . Na categoria: Destaque Sociedade

pantunes@gazetacaldas.com

http://www.gazetacaldas.com/5644/candidato-a-ordem-dos-advogados-esteve-nas-caldas-em-campanha/

No comments: