Sunday, 25 July 2010

PARADA GAY ACABA DE FORMA TRÁGICA


Alemanha: Debandada mata pelo menos 18 pessoas na ‘Loveparade’

Parada gay acaba de forma trágica

O lema da parada gay era ‘A Arte do Amor’, mas a festa acabou em tragédia. Mais de um milhão de pessoas estavam já reunidas no espaço de uma antiga estação em Duisburgo, Alemanha, para a primeira ‘Loveparade’ realizada naquela cidade, quando a afluência de milhares de novos participantes bloqueou uma entrada e desencadeou o pânico no interior de um túnel. A debandada que se seguiu matou pelo menos 18 pessoas e feriu mais de 100.

'Não havia fuga possível', afirmou Marius, um participante, contando como teve medo de morrer quando viu, bem perto de si, 'pessoas a serem esmagadas contra a parede'.

Uma rádio alemã afirmou que o recinto estava sobrelotado e que a tragédia se deu quando a polícia fechou a entrada. O facto terá causado revolta e tumultos, seguindo-se o pânico que causou a tragédia. Várias pessoas perderam os sentidos e tiveram de ser reanimadas por equipas de emergência.

A maioria dos participantes não se apercebeu da tragédia, continuando a dançar ao som da música. Mas a festa, que deveria prosseguir pela madrugada, foi interrompida pelas 18h00. 'Não o fizemos mais cedo por receio de nova tragédia', explicou a organização, segundo a qual estavam no recinto 1,4 milhões de pessoas para participar na famosa festa anual, que mistura a música techno e a defesa dos direitos dos homossexuais.

CORREIO DA MANHÃ 25-07-2010

No comments: