Wednesday, 21 July 2010

VIAGENS NA UNIÃO EUROPEIA: OS SEUS DIREITOS

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Viagens na UE: os seus direitos em 11 lições

Os viajantes de comboio e de avião têm direitos garantidos nos seus passeios no espaço da União Europeia.

Direitos podem passar por indemnizações caso o transporte se atrase ou a sua bagagem se extravie

Se pretende viajar de comboio pela União Europeia, saiba que está protegido com os mesmos direitos de quem viaja de avião. De acordo com a Comissão Europeia, os direitos dos passageiros de avião que foram alargados aos transportes ferroviários no ano passado, podem ser agora exercidos nas viagens pelos países do espaço europeu. Direitos que podem passar por indemnizações caso o transporte se atrase ou a sua bagagem se extravie.
Por exemplo, sempre que vai comprar um bilhete de comboio terá que ser informado sobre os preços mais baratos, os trajetos mais curtos, as principais correspondências e a acessibilidade dos comboios e estações. E, caso o comboio se atrase entre uma a duas horas, os passageiros ferroviários passam a poder exigir o re-embolso de 25% do preço do bilhete. Se o atraso foi superior a duas horas, então poderá exigir que lhe devolvam 50% do preço do valor do ingresso. Caso a bagagem se perca ou danifique, os passageiros têm direito a ser indemnizados, retorno que pode chegar aos €1300.
Os direitos dos passageiros de avião foram já fortemente exercidos em Abril passado, quando a nuvem de cinzas vulcânicas reteve dez milhões de passageiros nos aeroportos europeus. A partir de 2012 quem viajar de barco ou autocarro também estará protegido com os mesmos direitos.

11 recomendações da UE
1 - Se viajar de avião e o embarque foi recusado, o voo for cancelado sem aviso prévio ou o voo atrasar mais do que 5 horas, pode pedir re-embolso do dinheiro.
2 - Tem ainda direito a assistência e, em alguns casos, compensação monetária. De qualquer forma, a companhia aérea é obrigada a informá-lo sobre os seus direitos no local.
3 - Se a sua bagagem se perder ou danificar, tem direito a um re-embolso de até €1220. Não se esqueça que tem apenas uma semana para reclamar se a sua bagagem estiver danificada e 21 dias se ficar retida.
4 - Se comprar um bilhete online, saiba que o preço final deverá estar explícito na primeira página.
5 - Quando estiver a fazer o check in no aeroporto, não se esqueça que apenas poderá levar pequenas quantidades de líquido na sua bagagem de mão (máximo de 100 mililitros por recipiente). E cada viajante só poderá levar até um litro de líquidos.
6 - Se pretender viajar para fora da Europa, antes de comprar bilhete, verifique a lista negra das companhias aéreas (que estão banidas de entrar no velho continente).
7 - Se for um paciente com deficiência ou mobilidade reduzida, não deverá ter constrangimentos no acesso. Terá ainda direito a assistência gratuita antes, durante e após o voo.
8 - Se viajar de comboio e a viagem for cancelada ou adiada por mais de uma hora, tem direito ao re-embolso e indemnização.
9 - Se a bagagem for danificada durante a viagem tem direito a indemnização até €1300.
10 - Se não estiver satisfeito com a viagem, a companhia ferroviária terá de lhe fornecer todos os contactos para apresentar uma reclamação, que terá uma resposta no máximo de um mês.
11 - Quando compra um pacote de viagem, verifique sempre se o preço e informações relevantes estão bem indicados.

EXPRESSO ONLINE

Rute Gonçalves Marques (www.expresso.pt)
17:00 Quinta feira, 15 de Julho de 2010

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