Associação dos Empreiteiros de Obras Públicas (ANEOP) promove a engenharia portuguesa utilizada nos projectos em curso em Sines.
J. F. Palma-Ferreira (www.expresso.pt)
13:59 Quarta feira, 7 de Julho de 2010
Sines tem um plano de investimentos de €332,2 milhões até 2013, onde se destaca o investimento de €180,4 milhões no terceiro tanque de Gás Natural Liquefeito (GNL) da REN - Redes Energéticas Nacionais e o alargamento do cais de contentores do Terminal XXI, concessionado à PSA Sines, detida pelo operador portuário de Singapura, que aumenta a capacidade de acostagem local em 350 metros.
Manuel Agria, vice-presidente da Associação Nacional de Empreiteiros de Obras Públicas (ANEOP), visitou as obras em curso em Sines. Relativamente ao projecto de Expansão do Terminal de GNL a ANEOP refere que ampliará a capacidade de armazenagem de GNL dos actuais 240.000 metros cúbicos para 390.000 metros cúbicos.
Atrair navios super pós-panamax
Quanto às obras no Terminal XXI, a ANEOP explica que permitirão a atracação no porto de Sines de navios porta-contentores super pós-panamax de última geração.
A ANEOP refere que o porto de Sines "tem vindo a impor-se no mapa portuário nacional como porta de entrada de abastecimento energético (gás natural, carvão e petróleo) e de terminais especializados, que permitem o movimento de diferentes tipos de mercadorias".
€249,4 milhões em duas empreitadas
Adianta a associação que estas "duas empreitadas, que envolvem valores superiores a €249,4 milhões, são da responsabilidade das empresas Somague e Mota-Engil, e vêm reafirmar também as competências técnicas da moderna engenharia portuguesa".
A empreitada de engenharia, construção e aprovisionamento do Terminal de GNL, concessionado à REN Atlântico, foi adjudicada à Projesines, um agrupamento constituído entre a Somague Engenharia (85%) e a TGE Gas Engineering (15%).
A obra desenvolver-se-á durante três anos, com conclusão prevista para Maio de 2012.
€69 milhões no Terminal XXI
Já o plano de expansão do Terminal XXI "envolve um investimento global da ordem dos €69 milhões, dos quais cerca de €18,8 milhões correspondem à ampliação do cais de acostagem em 350 metros, o que permitirá perfazer o comprimento total de 730 metros", refere a ANEOP.
Este projecto "inclui também a ampliação da área de armazenagem de contentores em mais cinco hectares, para um total de mais de 18 hectares, além da construção do edifício da Alfândega", adianta a ANEOP.
Estas obras foram adjudicadas ao consórcio Companhia Portuguesa de Trabalhos Portuários (CPTP), do Grupo Mota-Engil, e o projecto deverá ficar concluído no final do primeiro trimestre de 2011.
Três novos pórticos
A concessionária do Terminal XXI investiu ainda €21 milhões na aquisição de três novos pórticos de cais super post-panamax e €7,7 milhões em equipamento de movimentação e no interface ferroviário.
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